O presidente da Carris, José Manuel Rodrigues, explica que o novo autocarro equipado com “sistema wi-fi grátis da TMN” permite ao utente através do computador ou do telemóvel utilizar a internet durante o percurso da viagem.
O gestor da empresa de transportes colectivos anunciou ainda outras inovações que os novos autocarros irão ter, como as novas rampas de acesso a cadeiras de rodas e o dispositivo de segurança existente dentro do veículo e que foi melhorado.
Agora para imobilizar a viatura existe um botão, devidamente identificado, que, ao ser pressionado, irá “sinalizar por escrito e com voz” o local onde o autocarro se encontra.
Também a “aplicação de uma placa com leitura em braille para cidadãos invisuais e com baixa visão” está já colocada nas paragens dos autocarros.
A informação por SMS ao minuto, que permite aos clientes com necessidades “diferentes” a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel, “já está ativada”.
Serão ainda “disponibilizados CD” com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o “transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces”, explicou o diretor.
A empresa disponibiliza também mapas de consulta rápida (spider maps) nas diversas paragens Carris.
Uma das preocupações nesta renovação foi tornar os veículos o menos poluentes possível. “Os motores são o que existe de mais moderno a nível de protecção ambiental”, afiança José Manuel Rodrigues.
No dia 22 de setembro será feita a apresentação pública, junto à Gare do Oriente, da nova frota de 30 autocarros articulados, que a empresa adquiriu durante o ano de 2010.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]