Será possível, num futuro próximo, viajar em veículos motorizados sem condutor? Percorrer estradas dentro do nosso automóvel sem que nenhum dos passageiros tenha que ir de olhos na estrada e mãos no volante? A empresa italiana VisLab acredita que sim
[Foto © VisLab]Num futuro próximo será possível viajar em veículos motorizados sem condutor. Percorrer estradas dentro do nosso automóvel sem que nenhum dos passageiros tenha que ir de olhos na estrada e mãos no volante. Pelo menos é nisso que acredita a empresa italiana VisLab e para prová-lo pôs na estrada uma carrinha que vai percorrer 13 mil quilómetros sem ninguém no lugar do condutor.
A carrinha partiu esta quarta-feira, de Milão, em Itália, e vai viajar durante três meses até chegar a Xangai, no dia 10 de outubro. Pelo caminho terá de vencer vários obstáculos: o trânsito intenso das ruas de Moscovo, a travessia da Sibéria e até o deserto de Gobi. Todo o percurso pode ser acompanhado online, a partir do site do projeto: VisLab Intercontinental Autonomous Challenge.
O veículo tem um piloto automático acoplado à direção e aos pedais do acelerador e dos travões. O piloto automático é abastecido com energia gerada por painéis solares instalados no teto do carro. O sistema inclui câmaras, lasers e computadores para evitar a colisão com obstáculos e outros veículos ao longo do caminho.
Um dos principais objetivo deste projeto é reduzir a sinistralidade, já que o erro humano é uma das principais causas de morte na estrada. O projeto foi em parte financiado pelo instituto European Research Council, que financia projetos de pesquisa e do qual recebeu 2,3 milhões de dólares.
Veículos em caravana
A velocidade máxima que será testada é de 100 quilômetros por hora. Como o projeto vai passar por alguns lugares que não estão mapeados, os engenheiros resolveram fazer uma caravana de dois veículos.
Um carro guiado por um motorista seguirá à frente da carrinha sem condutor. Esse carro irá transferir as informações do seu GPS para o veículo guiado por piloto automático.
Por questões de segurança, o carro sem motorista também leva sempre dois tripulantes a bordo, no banco de trás. Eles podem desligar o piloto automático e assumir o controle do carro, caso algum problema ocorra no caminho.
Várias tecnologias desenvolvidas pela VisLab estão a ser testadas no projeto, como sistemas de carro líder e carro seguidor e mecanismos de detecção de veículos, estradas, pedestres e obstáculos.
“O que queremos fazer é ´stressar` os nossos sistemas para ver como eles se comportam em ambientes reais, com clima real, tráfego real e pessoas inconscientes que se atravessam à frente dos carros ou cortam o nosso caminho com os seus veículos”, explicou à BBC Alberto Broggi, cientista que lidera o projeto.
Apesar dos avanços no sistema, Broggi disse à BBC que carros sem motoristas só devem chegar ao mercado dentro de 20 anos, já que ainda falta fazer muita pesquisa.