Esta terça feira foi apresentado em Bruxelas o prototipo do carregador universal para telemóveis, resultante de um acordo de cooperação entre catorze fabricantes mundiais e a Comissão Europeia (CE).
Em comunicado, o vice-presidente da CE, António Trajani, exortou a “indústria a acelerar a sua introdução no mercado, de modo a que os cidadãos de toda a UE possam tirar partido do carregador universal o mais rapidamente possível”.
É provável que a comercialização do carregador universal para telemóveis aconteça ainda este ano, facilitando a vida dos consumidores europeus e eliminando as compatibilidades entre as diferentes marcas de dispositivos móveis, incluindo smartphones.
Os fabricantes Apple, Emblaze Mobile, Huawei Technologies, LGE, Motorola Mobility, NEC, Nokia, Qualcomm, Research In Motion – RIM, Samsung, Sony Ericsson, TCT Mobile – ALCATEL, Texas Instruments e Atmel podem agora avançar com o desenho pretendido e testar as alterações aos carregadores.
Segundo a CE, o carregador universal serve-se da tecnologia micro-USB, estando prevista a produção de um adaptador para todos os aparelho que não a utilizem.