O fundo solidário da Cáritas de Coimbra traduz-se num apoio financeiro temporário às famílias mais carenciadas do concelho que se encontrem em situações de extrema precariedade. A ajuda pode ser solicitada no Centro de Atendimento S
Tal como explica Rui Seguro, assistente daquela unidade da Cáritas de Coimbra, em entrevista à RTP, o seu trabalho não é apenas o de garantir a ajuda económica às famílias; há que desenvolver um plano que permita evitar situações semelhantes no futuro.
“Temos abertura por parte de algumas empresas, nomeadamente das fornecedoras de eletricidade ou da água, com quem contactamos e tentamos renegociar alguma coisa, alargar um prazo. Tentamos fazer o que está ao nosso alcance, não só pagando a conta, mas tentando que a família desenvolva algumas estratégias de economia doméstica que lhe permitam prevenir, futuramente, a ocorrência da situação que a trouxe até nós”, diz.
A verdade é que à porta do Centro de Atendimento Social chegam cada vez mais famílias, muitas delas inesperadamente, já que, mesmo empregadas, não conseguem garantir a sua sobrevivência com os salários que auferem.
“Às vezes arrasta-se uma e outra dívida e vão-se acumulando. Se nós pudermos ajudar a pessoa a colmatar aquele mês, pode ser a rampa de lançamento”, acrescenta Ana Paula Sobreiro, coordenadora do Centro de Atendimento Social.
Para saber mais sobre o fundo solidário da Cáritas e informar-se acerca de como pode contribuir, clique aqui.