O projeto português HeartGenetics, que ajuda a realizar diagnósticos médicos de forma inovadora, foi galardoado, em Espanha, com a menção honrosa nos Prémios Empreendedores da Fundação Everis, no valor de 40 mil euros.
O projeto português HeartGenetics, que ajuda a realizar diagnósticos médicos de forma inovadora, foi galardoado, esta semana, em Espanha, com a menção honrosa nos Prémios Empreendedores da Fundação Everis, no valor de 40 mil euros.
É o segundo ano consecutivo que estes galardões reconhecem um projeto português, depois de em 2012 ter sido galardoado o projeto Cell2be, que desenvolveu uma terapia para prevenção e tratamento de pacientes que sofrem de rejeição de órgãos ou tecidos transplantados, como o Boas Notícias avançou na altura.
O projeto premiado do laboratório HeartGenetics, instalado no TagusPark, Oeiras, integra tecnologias avançadas de genética e métodos computacionais sofisticados para ajudar os médicos a melhorar os diagnósticos na medicina cardíaca.
Nascida a partir do Instituto Superior Técnico, a HeartGenetics é responsável pelo desenvolvimento de uma “metodologia disruptiva que permite a otimização de plataformas que utilizam chips de DNA para o teste de um elevado número de alterações genéticas”.
Os investigadores desenvolveram testes genéticos para onze patologias cardíacas, cobrindo todas as alterações genéticas associadas a cada uma delas.
A tecnologia permite analisar um elevado número de alterações genéticas em simultâneo de forma assertiva, rápida e económica, tratando-se de um novo processo tecnológico muito apurado comparativamente às abordagens sequenciais, resultado da sua sensibilidade e especificidade.
O objetivo dos Prémios Empreendedores da Everis é “fomentar o aparecimento de novos empreendedores e facilitar o financiamento de projetos empresariais com claros objetivos de inovação, viabilidade e benefício para a sociedade”.
Os vencedores recebem 60 mil euros para o desenvolvimento e lançamento da empresa, podendo ser concedidas menções honrosas para os projetos finalistas, escolhidos de entre 272 candidaturas de países da Europa e América Latina. Alguns dos candidatos podem ainda ser selecionados para competir nos Prémios Ibero-americanos.
A Fundação Everis foi criada em 2001 para fomentar o desenvolvimento do capital humano e para a difusão do conhecimento sobre tecnologias da informação e as suas aplicações empresariais através da educação, do ensino, da formação, da investigação e da reciclagem profissional.