Um grupo de cardiologistas de intervenção acaba de ser distinguido com o Prémio Magda Heras pelo melhor trabalho publicado em revistas cardiovasculares ibero-americanas. O Prémio será entregue a Hélder Pereira, investigador principal do artigo, no Congresso Espanhol de Cardiologia, que decorre entre os dias 26 e 28 de outubro, em Madrid.
O artigo distinguido reporta a evolução da angioplastia coronária no tratamento do enfarte agudo do miocárdio, em Portugal, entre os anos 2002 e 2013, de acordo com os dados do Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI) e da Direção Geral de Saúde. Foi publicado na Revista Portuguesa de Cardiologia, em 2016.
“Esta distinção é o reconhecimento da importância da manutenção e atualização do Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção, enquanto ferramenta de trabalho e investigação, e que resulta do esforço conjunto das equipas dos Centros de Hemodinâmica, ao nível nacional” sublinha João Brum Silveira, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.
O Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção tem como objetivo recolher de forma contínua toda a atividade que ocorre nos Centros de Hemodinâmica, em Portugal. Para mais informações sobre o RNCI consulte: https://goo.gl/EPg38v
Madga Heras foi uma das cardiologistas mais distinguidas na Europa. Escreveu 26 capítulos publicados em livros sobre cardiologia e mais de 280 artigos publicados em jornais especializados. Morreu, em 2014, aos 61 anos.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.
Para mais informações visite o site em www.apic.pt