A Fénix, uma das três cápsulas de resgate especialmente concebidas para retirar os 33 mineiros chilenos presos a 700 metros da superfície, chegou este sábado à mina de San José. A estrutura de aço vai servir para puxar, um a um, os homens que estão presos debaixo da terra desde o início de agosto.
O equipamento tem duas partes: a superior, pintada de branco, e a inferior, de azul e vermelho, que poderá desprender-se do “módulo vital”, ou seja, a parte superior, se o sistema apresentar algum problema no momento do resgate, explicou o ministro chileno da Saúde, Jaime Mañalich, citado pela BBC.
No interior da cápsula, o mineiro terá acesso a oxigénio, a um sistema de monitorização cardíaca e respiratória, equipamento de comunicação e um casaco e luvas.
A chegada da cápsula foi saudada com alegria e aplausos por familiares dos mineiros, que puderam, eles mesmos, experimentar a sensação de estar dentro da comprida e estreita gaiola com pouco mais de 50 centímetros de largura.
Contudo, o trabalho com as perfuradoras não está concluído, sendo ainda necessário que o túnel de escape, atualmente com 30 centímetros de diâmetro, seja alargado em mais 40 centímetros para que os mineiros possam ser resgatados.