A seleção, feita pelo melómano João Pedro Rocha, destaca capas que, contextualizadas na sua época e constituindo álbuns de referência, marcam a história da música na área do jazz, adianta uma nota do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra.
Capas digitalizadas e alguns originais serão mostrados na exposição, em que figura o EP “Rosie and the Duke” (1956), que junta Duke Ellington e a cantora Rosemary Clooney e o LP “Let´s Get Away From it All”, no qual a cantora Patti Page interpreta o tema “Coimbra”, de Raul Ferrão e José Galhardo, “uma das mais conhecidas canções portuguesas em todo o mundo (senão a mais conhecida), fonte de inúmeras versões, sobretudo, instrumentais”.
A capa do EP “Dixieland” (1959), do músico português Domingos Vilaça, editado por “uma das maiores referências impulsionadoras do primitivo jazz português na década de quarenta”, a Alvorada, integra também a mostra, assim como o LP “Dave Brubeck at Storyville: 1954”, do quarteto de Dave Brubeck.
“O espólio vinil da Fonoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra é proveniente, na sua grande maioria, de uma doação feita ao Município, pela extinta RDP, em 2004, e é constituído por cerca de 20 mil álbuns de 78, 45 e 33 rpm”, segundo a mesma nota da autarquia.
Esta iniciativa surge na sequência de uma primeira mostra, realizada em 2009, de capas raras em vinil dedicadas à música portuguesa produzida na segunda metade do século XX. A Biblioteca Municipal de Coimbra pretende dar continuidade ao projeto, de periodicidade anual, com exposições dedicadas a outras temáticas.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]