Um cão desaparecido durante sete anos em San Diego, no estado norte-americano da Califórnia, acaba de reencontrar-se com os donos.
Um cão desaparecido durante sete anos em San Diego, no estado norte-americano da Califórnia, acaba de reencontrar-se com os donos. Graças ao “microchip” que tinha implantado no animal, Buddy, a família Hartman foi surpreendida, este mês, com a notícia de que o paradeiro do seu amigo de quatro patas tinha sido desvendado.
A história é avançada pelo Departamento de Controlo Animal de San Diego, região dos EUA que, em 2007, foi fortemente devastada por uma série de incêndios florestais que deixou sem casa uma parte significativa da população local, incluindo John Hartman e a sua família.
Foi depois de a sua antiga residência ter sido consumida pelas chamas que Hartman e a mulher perderam, também, o rasto a Buddy. Segundo o dono do cão, alguém o encontrou pouco depois do incidente, levando-o a um veterinário, mas o animal acabou por voltar a desaparecer e a família temeu tê-lo perdido para sempre.
Recentemente, porém, Hartman e a mulher receberam a mais inesperada das surpresas: uma chamada do Departamento de Controlo Animal de San Diego, informando-os de que Buddy tinha sido encontrado numa praia e que a família tinha sido identificada com a ajuda dos dados ainda presentes no “microchip”.
No dia 1 de Abril, Hartman e a mulher dirigiram-se ao abrigo para ir buscar Buddy e regressaram a Oklahoma, para onde entretanto se mudaram, na companhia do animal, aproveitando uma ida a San Diego para visitar o filho que ainda ali vive.
“Já conseguimos voltar a reunir com os donos animais de todo o país e até do resto do mundo, mas um período de sete anos de desaparecimento é um dos mais longos que testemunhámos até hoje”, conta Dan DeSousa, responsável do departamento, em comunicado.
Segundo DeSousa, que reforça a importância da colocação de “microchip” nos animais, “esta história podia ter tido um final trágico quando o cão desapareceu durante os incêndios florestais, mas o desfecho feliz e a sua reunião com os donos tornam-na imbatível”.
Notícia sugerida por Maria da Luz