Naki’o tornou-se o primeiro cão do mundo a receber um conjunto completo de pernas biónicas que lhe permitem correr, saltar e até nadar.
Quando a mãe de Naki’o e dos seus irmãos morreu, no Nebraska (EUA), a ninhada enfrentou sozinha um inverno rigoroso. Acidentalmente, e com apenas cinco semanas de vida, Naki’o pisou uma poça de gelo e ficou com as quatro patas presas na água gelada.
O cachorro foi levado para um centro de resgate de animais onde a parte posterior das quatro patas acabou por cair devido à necrose por excesso de frio.
Entretanto, uma veterinária, Christie Tomlinson, resolveu adotar Naki’o que, após incidente, se deslocava apenas arrastando a barriga pelo chão.
Decidida a melhorar a vida do seu novo amigo, Christie Tomlinson resolveu angariar fundos para colocar próteses no pequeno Naki’o, que se tornou o primeiro animal com um conjunto completo de pernas biónicas.
Segundo o site Incredible Features, Naki’o adaptou-se rapidamente às novas pernas e aprendeu a usar os dispositivos como se fossem patas naturais. No vídeo divulgado na internet (ver acima) vemos o cachorro a correr satisfeito atrás de um pau, como qualquer outro cão.
Tomlinson está maravilhada com a motivação e alegria de seu cão. “Naki’o pode não só correr atrás de uma bolinha com outros cães, como, inclusive, chegar antes deles para apanhá-la”, afirma a veterinária citada pelo site Incredible Features.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]