Os três amigos ingleses, que atualmente residem na Austrália, percorreram quase 2.000 quilómetros a pé, ente a Argentina, o Uruguai e o Brasil – o destino final onde vão assistir à Copa do Mundo, competição que arranca já dia 12.
O objetivo deste projeto, que batizaram de Walk to World Cup, é angariar fundos para construir poços na zona da Bahia afetadas pela seca. Mas ao longo do percurso, os ingleses ganharam um amigo inesperado: um rafeiro arraçado de labrador, de pelo negro, que estava perdido.
Mas o final da aventura ainda se revelou mais surpreendente. Ignacio Etchitchury, o dono de Negro, reconheceu o seu amigo de quatro patas durante uma reportagem sobre o grupo de caminhantes que viu na televisão.
Ignacio, conhecido pelos amigos como nacho, procurou imediatamente o contacto dos ingleses na Internet e enviou-lhes uma mensagem informando que Negro era o seu cão e que também se encontrava no Brasil. Ignacio enviou fotos do animal para comprovar que Negro, entretanto rebatizado de Jefferson pelos novos amigos, era de facto o seu companheiro de quatro patas.
Um dos ingleses já estava decidido levar Jefferson com ele para a Austrália mas claro que os três amigos não hesitaram em entregar o canino ao seu dono. Ignacio ficou profundamente emocionado pois já tinha perdido a esperança de reencontrar Negro, que estava desaparecido desde Abril.
“As semanas passaram e já havia perdido a esperança de encontrá-lo. Não tenho palavras para eles (os ingleses). Foram muito amáveis desde o primeiro dia que os contatei. Quero agradecer-lhes. Agora, o Negro tem dois nomes”, declarou Ignacio ao site brasileiro G1.
O reencontro aconteceu este domingo, num estádio de Porto Alegre, e foi registado num vídeo que já está a torar-se viral. Na página do Facebook do grupo Walk to the Worl Cup há centenas de comentários de seguidores emocionados com o final feliz desta aventura.
Notícia sugerida por Maria Pandina e Elsa Fonseca