Investigadores norte-americanos descobriram que os cães da raça Border Collie podem identificar e diferenciar os nomes de mais de 1.000 objetos.
Investigadores da Universidade de Wofford, EUA, descobriram que os cães da raça Border Collie podem compreender, identificar e diferenciar os nomes de mais de 1.000 objetos, num estudo publicado no ano passado.
A investigação de John Pilley e Alliston Reid demonstrou que o seu cão Chaser, da raça Border collie, aprendeu o nome de 1.022 objetos, num treino que teve a duração de três anos.
Chaser conseguiu memorizar os substantivos e ligá-los a um objeto único, o que revela ” diversas capacidades necessárias para a aprendizagem recetiva da linguagem humana”, segundo o estudo.
O Border Collie tem a capacidade de discriminar entre 1.022 objetos com fonias diferentes, através de um vocabulário extenso, e de os distinguir visualmente, o que permitiu um mapeamento de estímulos auditivos e visuais.
O estudo revelou que Chaser compreendia, de facto, os nomes proferidos e não os encarava como comandos para ir buscar os objetos. Este fator foi testado através da combinação aleatória de substantivos com comandos, aos quais Chaser respondeu corretamente a cada combinação.
Numa outra experiência, Chaser demonstrou que entendia não apenas os nomes individuais, mas também as categorias de objetos, compreendendo por exemplo que a palavra “brinquedo” se refere aos objetos com os quais pode brincar.
“Esta pesquisa é importante porque demonstra que os cães, como as crianças, podem desenvolver vocabulários extensos e entender que certas palavras representam objetos individuais e outras palavras representam categorias de objetos”, afirmou Alliston Reid na página do estudo.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do Chaser.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Maria da Luz