Mais de 150 atletas de 18 países participaram no 7.º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem que se realizou em Montemor-o-Velho, de 07 a 10 de junho. Duas medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze foi o balanço da participação portuguesa
Duas medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze foi o balanço da participação portuguesa no 7.º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem que se realizou em Montemor-o-Velho, de 07 a 10 de junho. Mais de 150 atletas de 18 países participaram no evento.
O grande destaque nacional foi para Francisca Laia que subiu ao pódio três vezes, sendo que a atleta – recentemente apurada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 – sagrou-se campeã do mundo universitária na prova de K1 200 metros.
A atleta conseguiu ainda, em dupla com Maria Cabrita, conquistar a medalha de ouro em K2 500 metros e a de prata em K2 200 metros.
Destaque também para a dupla Nuno Silva e Bruno Afonso que conquistou três medalhas de prata nas provas de C2 nas três distâncias em competição.
David Varela foi vice-campeão do mundo universitário em K1 1000 metros e subiu ainda ao pódio em dupla com Hugo Figueiras, para receber a medalha de bronze em K1 500 metros.
Com estas oito medalhas, Portugal foi o terceiro país mais medalhado do campeonato que, este ano, decorreu no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-velho.
A Polónia foi a grande vencedora da competição com um total de 24 medalhas, sendo 18 de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Em segundo lugar ficou a Itália, que regressou a casa com 11 medalhas, das quais uma de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.