O jovem canoísta português Diogo Lopes sagrou-se, este domingo, campeão da Europa na categoria K1 200 durante os Europeus de canoagem sub-23 e júnior que decorreram em Poznan, na Polónia.
O jovem canoísta português Diogo Lopes sagrou-se, este domingo, campeão da Europa na categoria K1 200 durante os Europeus de canoagem sub-23 e júnior que decorreram em Poznan, na Polónia. Na mesma distância houve ainda outra medalha para Portugal, a de Joana Vasconcelos, que garantiu o bronze.
Além das duas medalhas, os atletas que integraram a comitiva portuguesa estiveram representados num total de nove finais. Diogo Lopes foi a estrela entre os 18 canoístas nacionais ao garantir o título europeu no único dia em que a pista de Poznan foi 'invadida' por condições atmosféricas adversas.
O atleta do KC Castores do Arade, de Lagoa, que já este ano venceu a Regata Internacional de Piestany, a prova jovem de referência mundial, impôs-se em 37,745, deixando a 380 milésimos Robert Akmens, da Letónia, e a 628 milésimos a dupla composta pelo húngaro Balazs Birkas e o polaco Pawel Kaczmarek.
Depois da competição, Diogo Lopes mostrou-se satisfeito com a conquista. “Este título dá-me bons indicadores. Que devo continuar a trabalhar, pois só assim se conseguem atingir os objetivos principais”, afirmou o jovem, que disse mesmo acreditar na possibilidade de um título Olímpico. “Depois de ser campeão da Europa, tudo é possível”, admitiu.
“Há uns anos pensava ser impossível. Daqui a poucos anos quem sabe se esta medalha não pode ser olímpica. É preciso muito trabalho e esforço, pois só um atleta é que consegue esse objetivo, e de quatro em quatro anos”, vincou, em declarações à Lusa.
O jovem, que se considera “persistente e com objetivos bem definidos” sonha agora acumular este título com o de campeão do Mundo, na prova que decorre de 01 a 04 de Agosto em Welland, no Canadá.
Medalha de bronze para Joana Vasconcelos
De realçar ainda, durante os Europeus de canoagem, o desempenho da atleta olímpica Joana Vasconcelos, que garantiu o bronze nos 200m, conseguindo o seu primeiro pódio a solo em sub-23.
Nos 500m, a atleta do Benfica esteve aquém do seu potencial e foi 5ª, com 1.57,253 minutos, a 2,160 do ouro da sérvia Nikolina Moldovan e com o bronze a ficar à distância de 772 milésimos.
Os Europeus sub-23 e júnior juntaram na Polónia mais de 800 canoístas de 31 países, sendo que Portugal esteve representado por 18 atletas, repartidos equitativamente pelos dois escalões.
Notícia sugerida por David Ferreira