Fernanda Marques, do Instituto Superior Técnico/Instituto Tecnológico e Nuclear, em conjunto com as investigadoras M. Helena Garcia, Tânia S. Morais, Ana Isabel Tomaz, Andreia Valente, do Centro do Ciências Moleculares e Materiais (CCMM) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), foram premiadas pelo trabalho “Cyclopentadienyl ruthenium (macro)metallodrugs: large spectrum antitumor agents”.
Com este trabalho científico, as cinco investigadoras obtiveram o 1.º prémio deste Congresso, que teve especial enfoque em abordagens interdisciplinares à área da descoberta de novos fármacos, onde concorreram 380 trabalhos e no qual participaram 800 cientistas de 50 países diferentes.
O trabalho foi apresentado em Boston pela investigadora Maria Helena Garcia (na foto), que foi também oradora nesta Conferência, na secção “Hot Topics in Medicinal Chemistry”.
Segundo a página da FCUL, os resultados desta investigação “têm conduzido à descoberta de compostos com espetro de ação mais amplo que os metalofármacos atualmente em uso clínico, afigurando-se assim como uma alternativa bastante promissora”.
Pode consultar mais informações AQUI.
Notícia sugerida por Maria da Luz