O português Alexandre Trindade, cientista da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa e do Instituto de Ciência da Gulbenkian, venceu o segundo prémio no concurso “MedImmune European Cancer Research“. A distinção atribuída premeia cientistas de topo que se destacam na luta contra o cancro.
“Estou muito orgulhoso por receber o segundo prémio deste concurso”, disse Alexandre Trindade citado pelo portal Ciência Hoje. “Ter-me sido dada a oportunidade de apresentar o meu trabalho a um painel de especialistas líderes em oncologia e receber um feedback positivo foi uma experiência extremamente gratificante.” O cientista recebeu um prémio de 1200 euros.
O primeiro prémio (2300 euros) foi entregue a Carmela De Santo do Instituto de Medicina Molecular The Weatherall, da Universidade de Oxford, e o terceiro prémio a Thomas Cox do Institute of Cancer Research de Londres.
“Estamos muito impressionados com o calibre da investigação cientifica conduzida por estes investigadores,” afirma Christian Blank, um dos juízes do prémio e especialista de imunologia do Netherlands Cancer Institute (Holanda) no site da MedImmune, referindo-se à investigação de Alexandre Trindade e Tomas Cox.
O concurso foi aberto a licenciados e pós-graduados de toda a Europa, com dez finalistas seleccionados para apresentar as suas pesquisas a um painel de jurados especialistas.
Os três vencedores foram anunciados na cerimónia de entrega de prémios na Universidade de Cambridge depois da avaliação das apresentações com base no mérito científico, inovação e apresentação.
[Notícia sugerida por Patrícia André e Ruka Loureiro]