A agência americana de medicamentos aprovou a comercialização de um medicamento revolucionário, para tratar a forma mais mortal de cancro de pele. Zelboraf, o medicamento em questão, neutraliza a mutação do gene BRAF V600E, encontrada em cerca de metade dos pacientes com cancro de pele.
O fármaco fabricado pelo laboratório Roche é administrado por via oral e ao bloquear o desenvolvimento da mutação do gene vai retardar o crescimento do tumor.
De acordo com o jornal “Time” o laboratório Roche, informou quarta-feira o Zelboraf estará disponível dentro de duas semanas.
A agência americana de medicamentos, Food and Drug Administration (FDA) aprovou ainda um teste para triagem dos pacientes com cancro da pele que possuem o gene.
O medicamento foi aprovado depois de desenvolvido um estudo em 675 pacientes, em que metade foi tratada com o novo medicamento e a outra metade com a quimioterapia tradicional. Os resultados demonstraram que 77% dos doentes tratados com Zelboraf ainda estão vivos.
Apesar da elevada taxa de sobrevivência o melanoma adapta-se facilmente ao medicamento e ao fim de 7 meses os tumores dos pacientes em tratamento voltaram a crescer e 26% dos pacientes desenvolveram um tipo de cancro da pele menos grave.
O melanoma tem sido considerado uma das doenças mais difíceis de curar, e um dos tipos de cancro mais diagnosticados.