Através da publicação de testemunhos de homens que sofrem de cancro da mama, um site britânico de saúde pretende ajudar estes pacientes. A iniciativa surgiu depois dos responsáveis do site detetarem que os homens que sofrem desta doença vivem um grande estigma e isolamento.
A equipa do site Healthtalkonline.org entrevistou vários pacientes masculinos que passaram pela doença e verificou a existência de um isolamento entre estes doentes, já que, quem contrai a doença, são na sua esmagadora maioria pessoas do sexo feminino.
O site menciona que em 2008 existiam cerca de 48.000 novos casos de cancro da mama e destes, 341 foram diagnosticados em homens. A equipa do Healthtalkonline.org entrevistou 33 homens que tornaram as suas experiências públicas.
Um dos entrevistados relata, por exemplo, que “ao dirigir-se à farmácia para comprar os medicamentos, a responsável afirmou que os medicamentos eram apenas para mulheres”.
Para além de chamar a atenção para esta doença nos homens, o site sugere a mudança do tradicional laço rosa, símbolo da luta contra o cancro da mama.
De acordo a equipa do portal, o laço receberia um ponto azul, para lembrar os homens que são afetados, cerca de 1% dos casos.
Clique AQUI para conhecer o portal.
[Notícia sugerida por Marta Correia]