Esta iniciativa faz parte do Programa de Rastreio do Cancro da Mama realizado pela Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) juntamente com a Associação Oncológica do Algarve.
A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA), comunica que o rastreio é totalmente gratuito. Nesse sentido, todas as utentes que cumpram o requisito da idade vão receber uma carta com uma marcação/convite para realizarem uma mamografia. O rastreio é feito numa unidade móvel situada na sede do centro de Saúde de Loulé.
Os organizadores do rastreio consideram esta iniciativa da maior importância já que permite trabalhar na prevenção e na deteção precoce deste tipo de cancro que continua a ser o que mais frequentemente é diagnosticado em mulheres.
“Quanto diagnosticado precocemente, o cancro da mama tem uma excelente taxa de cura”, sublinha a ARSA no comunicado agora divulgado.
Os dados oficiais, dão conta que só no concelho de Loulé, desde o início destes rastreios em setembro de 2005, já foram diagnosticados 18 cancros. No último rastreio, a taxa de participação das louletanas nesta iniciativa foi de 57 por cento.
O cancro da mama é uma realidade que afeta maioritariamente as mulheres e, quando é diagnosticado antecipadamente, tem grandes probabilidades de cura.