O canal História revelou em exclusivo uma imagem em 3D do que muitos acreditam poder ser o suposto rosto de Jesus Cristo. Artistas e cientistas estudaram exaustivamente o Santo Sudário para desenvolver a imagem a três dimensões apresentada no documentário “The real Face of Jesus?”.
Os especialistas tiveram acesso à peça de linho que muitos cristãos acreditam ter servido para cobrir o corpo de Jesus Cristo, depois de ter sido retirado da cruz.
Um dos maiores desafios foi a condição em que o sudário se encontrava. Facto que providenciou pistas essenciais para a pesquisa já que se aperceberam que o tecido terá estado a envolver todo o corpo e não só a cara da pessoa que foi enterrada.
“Ao imitarmos as distorções do tecido pudemos pegar na imagem e dar-lhe forma para descobrirmos como o rosto ia parecer…deu-nos como que um negativo”, explicou Ray Downing, citado pela ABC News e um dos especialistas responsável também pela recriação em 3D do rosto de Abraham Lincoln.
Depois da informação fornecido pelo “negativo” do rosto, os peritos em 3D começaram a recriação em computador.
O Santo Sudário é propriedade Vaticano e está guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, em Itália.
A relíquia vai ser exposta entre 10 de abril e 23 de maio na Catedral de São João Batista, em Turim, dez anos depois da última exibição pública.