Um homem canadiano decidiu retribuir a sorte com que tem vindo a ser brindado e, num gesto de simpatia para com quase três centenas de estranhos, pagou 300 cafés, ficou com um deles e ofereceu os restantes aos 299 clientes seguintes.
Um homem canadiano decidiu retribuir a sorte com que tem vindo a ser brindado e, num gesto de simpatia para com quase três centenas de estranhos, pagou 300 cafés, ficou com um deles e ofereceu os restantes aos 299 clientes seguintes numa cadeia de fast-food local.
A história está a fazer sucesso na plataforma “Reddit”, onde o indivíduo, de identidade desconhecida, partilhou o recibo desta compra invulgar, angariando milhares de comentários, quer de pessoas curiosas com o motivo desta ação, quer de utilizadores satisfeitos com a generosidade que pode desencadear ainda mais generosidade.
“Hoje gastei cerca de 535 dólares (aproximadamente 403 euros) num restaurante de fast-food. As pessoas à espera atrás de mim não pareciam satisfeitas…até perceberem que iam ter cafés de borla. Tal como as 295 pessoas atrás delas”, comentou o utilizador, que se identificou como “JamesF4”.
Fotografia do recibo foi partilhada online e tem feito furor na plataforma Reddit. © JamesF4/Reddit
“Tenho tido sorte ultimamente e quis retribuir”, explicou “James04” quando questionado, na própria plataforma, sobre os motivos que o levaram a pagar os cafés, acrescentando que o gesto foi, também, uma forma de homenagear a mãe.
“A minha mãe sempre foi extremamente generosa, mesmo quando não tinha muito para dar. De certo modo, é uma homenagem a ela, e ao publicá-la aqui espero que outras pessoas pensem nisto e talvez deem continuidade à generosidade”, afirmou.
Contactado pelo jornal norte-americano Huffington Post, “James04” revelou que não se chama James e não quis desvendar o verdadeiro nome, garantindo que prefere manter-se anónimo porque o objetivo não é receber quaisquer louros pela sua ação.
De realçar que este tipo de atos de generosidade têm vindo a multiplicar-se e a tornar-se populares entre os clientes de muitos cafés e até restaurantes, uma questão que foi alvo de uma peça alargada por parte do Boas Notícias em Abril deste ano.
Iniciativas deste género (que, por norma, arrancam de forma espontânea) já existem um pouco por toda a Europa e pelos EUA, caso, por exemplo, da “Suspended Coffee”, começou a ser divulgada na Internet por um jovem irlandês e propõe aos consumidores que paguem, antecipadamente, bebidas quentes ou refeições que serão oferecidas a quem mais precisa.