Campo de Ourique vem em destaque na edição de novembro da prestigiada revista Monocle, vendida em mais de 80 países. Num artigo dedicado aos melhores bairros do mundo para viver, Campo de Ourique foi eleitor por esta revista internacional como o ?Mel
Campo de Ourique está em destaque na edição de Novembro da prestigiada revista Monocle, vendida em mais de 80 países. Num artigo dedicado aos melhores bairros do mundo para viver, Campo de Ourique foi eleito por esta revista internacional como o “Melhor bairro de cidade”.
Desenhado em 1879 pelo engenheiro Ressano Garcia, Campo de Ourique “nasceu como uma zona residencial revolucionária da cidade” e “desde aí tem visto muita ação”, diz a colaboradora da Monocle, Syma Tariq.
Apesar de ficar a curta distância do centro da cidade, Campo de Ourique “continua a ser um bairro à parte”, lê-se no artigo. “As pessoas que vivem aqui facilmente se conhecem umas às outras. Não precisamos de sair do bairro (…) aqui há um bom mercado tradicional, um posto de correio, bons restaurantes e é possível comprar pão de qualidade”, explicou o jornalista português João Pedro Correia à Monocle.
Syma Tariq desataca ainda que o bairro tem tradição como palco de movimentos artísticos e políticos, sobretudo na época da implementação da República. A centenária sociedade cooperativa Padaria do Povo, por exemplo, “continua aberta para assistir a jogos de futebol ou comer uma sandes”, diz a jornalista.
O designer Henrique Cayatte, residente em Campo de Ourique, defende que este “é um bairro com uma escala humana”. “Desde a arrogante igreja do Santo Condestável, típica da ditadura dos anos 70, aos edifícios do início do seculo XX, há um conjunto de estilos que refletem diferente modos de viver”, explica o designer.
O artigo termina salientando que apesar do peso da tradição, o bairro espelha um lado modernista graças às remodelações implementadas pelos novos residentes, como a ex-deputada Joana Amaral Dias que renovou um apartamento dos anos 40 de maneira a aproveitar a traça original mas tirar mais partido do espaço e da luz.