Continuam a aumentar o número de comerciantes que quer aderir à rede de comércio que Maria Lourenço desenvolveu com a ajuda de uma simples impressora e email. “Idealizei uma simples folha A5 que qualquer impressora de casa pode imprimir onde inseri 21 cupões”, conta a proprietária da loja Pé de Pato (calçado infantil). Depois enviou um email com o projeto a 100 lojas locais e a adesão superou as suas expectativas: obteve imediatamente cerca de 40 respostas positivas.
No fundo, explica Maria, é um conceito simples que assenta na criação de “uma rede de descontos imediatos nas lojas do bairro”. A mecânica é simples: quando alguém compra produtos ou serviços numa loja do bairro recebe um cupão com descontos para gastar noutras lojas. Podem ser descontos imediatos de 10% a 20% ou podem ser cupões com ofertas de cinco euros – as possibilidades são várias e dependem na disponibilidade dos próprios comerciantes.
Neste momento, devido à grande adesão dos comerciantes, Maria e outras duas colegas já estão a criar um cartão que irá substituir os cupões, permitindo assim a oferta de mais descontos em mais lojas.
A lojista explica que avançou com a ideia porque sentiu necessidade de lutar contra o “desânimo generalizado dos lojistas do bairro”. E, uma vez que o “dinheiro não sobra”, tentou encontrar uma solução que exigisse o mínimo de investimento possível. A ideia concretizou-se e, agora, o projeto “Descontos do Bairro” já tem um logótipo e uma página no Facebook, inaugurada sábado passado, onde será possível consultar as lojas aderentes.
“Compras únicas a preços únicos”
Como bairrista que é, Maria Lourenço não se cansa de elogiar o bairro onde vive. “Tem todo o tipo de serviços: papelarias, livrarias, eletrodomésticos, as melhores pastelarias, o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”, salienta.
“Sou suspeita, é claro, mas considero que Campo de Ourique é o bairro onde ainda se fazem compras únicas a preços também eles únicos”, diz Maria garantindo que ali se encontram “verdadeiras pérolas”.
“Não é possível que um bairro assim esteja a ser apagado do mapa”, acrescenta. Ainda é cedo para fazer balanços em termos de vendas, alerta Maria, mas pela adesão e divulgação que o projeto está a ter, parece que o comércio de bairro, pelo menos em Campo de Ourique, está para ficar trazendo benefícios para todos: consumidores e comerciantes.