Várias famílias estão a utilizar o gofundme, a mais dinâmica plataforma de recolha de recursos sociais do mundo, para realizar campanhas de crowdfunding que as ajudem a reconstruir tudo o que perderam no incêndio de Monchique. Segundo os dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), a tragédia algarvia colocou o total de área ardida em Portugal no topo do ranking europeu, tendo provocado mais de 40 feridos e vários desalojados.
São diversas as campanhas de crowdfunding, dinamizadas via gofundme, que procuram ajuda para reconstruir o que foi perdido na Serra de Monchique. Wildfire Monchique – Regeneration é a campanha de um grupo de amigos de Lisboa, que deixou a capital para criar um projeto de responsabilidade social focado na natureza e com atuação nas áreas do turismo, arte, educação, permacultura e osteopatia. Constituído por várias famílias, este grupo pretende recuperar o que o fogo destruiu e contribuir para o renascer da serra através da reflorestação, restabelecimento dos canais de água, plantações, entre outros.
Wildfire Monchique é da autoria de uma pequena família a residir em Portugal há quatro anos. O austríaco Markus e a espanhola Anaïs, viviam em Monchique com a filha de quatro anos, Shanaya, nascida em Portugal, quando perderam tudo o que possuíam com o incêndio. Tinham um negócio de comida vegan, com o qual participavam em diferentes festivais e iniciativas, e estão neste momento sem qualquer apoio ou recursos.
Como estes, existem outros casos de famílias que, através da gofundme, tentam reconstruir as suas vidas após a tragédia: Fires in Monchique – Reforesting, Atom after Monchique Wildfire e Wildfire Monchique.
Para ajudar, basta aceder ao link das respetivas campanhas na plataforma gofundme e fazer uma doação, de forma simples e rápida através da utilização do cartão de crédito.
O conteúdo Campanhas de crowdfunding ajudam a reconstruir projetos após incêndio de Monchique aparece primeiro em i9 magazine.