A campanha publicitária "Real Beauty" da marca Dove, iniciada em 2004 e à qual se juntou, há dois anos, o "copywriter" português Hugo Veiga, responsável por uma das suas mais famosas iniciativas, foi eleita a melhor do século XXI.
A campanha publicitária “Real Beauty” da marca Dove, iniciada em 2004 e à qual se juntou, há dois anos, o “copywriter” português Hugo Veiga, responsável por uma das suas mais famosas iniciativas, foi eleita a melhor do século XXI pela revista especializada norte-americana Advertising Age.
O movimento da marca da Unilever pela beleza real, concebido pela agência publicitária internacional Ogilvy, tornou-se muito poupular desde o seu lançamento, que aconteceu há uma década em Inglaterra e no Canadá, onde os taxistas foram convidados a descrever mulheres em fotografias como “gordas ou elegantes” e “enrugadas ou maravilhosas”, desencadeando o debate sobre os atuais padrões de beleza femininos.
Desde então, a campanha tornou-se viral e, em 2013, voltou a saltar para as bocas do mundo por intermédio da iniciativa “Real Beauty Sketches”, que foi pensada pelo “copywriter” português Hugo Veiga e por Diego Machado, diretor criativo dos escritórios da Ogilvy em São Paulo, no Brasil, valendo-lhes diversas distinções.
A iniciativa materializou-se através de um vídeo filmado nos EUA que se tornou viral nas redes sociais e que mostra, numa primeira fase, várias mulheres a serem desenhadas por um ilustrador forense do FBI, Gil Zamora, a partir das suas próprias descrições e, numa segunda fase, a repetição destes retratos com base nas descrições feitas por desconhecidos.
Estes últimos retratos resultam em rostos mais realistas e mais bonitos do que os anteriores, o que prova aquilo que os criativos já previam, depois de consultarem um psicólogo que lhes falou sobre a autoestima feminina: as mulheres descrevem-se de uma forma mais negativa do que os estranhos as descrevem.
Veja o vídeo “Real Beauty Sketches”, inserido na campanha da Dove pela beleza real e pensado pelo português Hugo Veiga
“A campanha foi um movimento importante da Unilever no sentido de desafiar as normas culturais”, pode ler-se na Advertising Age, que explica que a ideia foi “lançar a discussão acerca do quão limitada se tornou a definição de beleza” e destaca os vários trabalhos premiados no âmbito do mesmo conceito, entre eles o “tocante” projeto assinado por Hugo Veiga em 2013.
“Vários publicitários venderam sabonete ao longo dos anos, mas poucos tentaram mudar as noções da sociedade acerca da beleza e ainda menos tentaram fazer as duas coisas em simultâneo. A “Campanha pela Beleza Real” da Dove é a campanha que conseguiu fazê-lo”, acrescenta a revista.
O “top 15” das melhores campanhas do século foi eleito por um painel de jurados das indústrias da publicidade e do marketing, tendo a campanha da Dove sido a única “citada por todos os elementos do júri” e tendo sido descrita como “revolucionária, corajosa, atrevida, perspicaz, transparente e autêntica”.
“Em apenas 15 anos, a publicidade e o marketing evoluíram dramaticamente em resposta às transformações rápidas da tecnologia, dos media e da cultura”, afirma, em comunicado, Ken Wheaton, editor da Advertising Age.
O objetivo deste “top”, acrescenta, foi “distinguir as campanhas que capturaram a nossa imaginação e mudaram a forma como interagimos com as marcas e as organizações”.
Clique AQUI para conhecer as 15 campanhas publicitárias escolhidas (em inglês).
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes