É lançado no próximo mês de Novembro o Dicionário Luís de Camões, com informações completas sobre a vida e obra do poeta português autor dos Lusíadas. O dicionário vai ser lançado pela Editora Caminho e prevê-se que venha a ser um dos grandes acontecimentos editoriais de 2011.
São mil páginas repletas de informações sobre a biografia de Camões, assim como toda a sua obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar, explica a Lusa. O livro foi elaborado por 69 especialistas nacionais e internacionais, sob a supervisão de Vítor Aguiar Silva e estará nas bancas na segunda quinzena de Novembro.
A obra estava a ser feita há cinco anos e vai reunir cerca de 200 artigos sobre Luís de Camões, com contextualização histórico literária dos poemas do considerado “poeta da nacionalidade”. Vão ainda ser abordados os seus problemas filológicos e a influência e crítica camoniana na literatura portuguesa e também na literatura mundial.
“Para nós portugueses, Camões cria a única mitologia cultural digna desse nome ainda viva e, apesar das aparências, mais viva do que nunca como texto profético da nossa perenidade sempre em instância do naufrágio”, escreveu o pensador Eduardo Lourenço num ensaio sobre o dicionário publicado na revista Ler de outubro, cita a Lusa.
Luís de Camões nasceu entre 1524-25 e morreu no dia 10 de Junho de 1589, em Lisboa. As informações sobre a sua vida são escassas, mas pensa-se que estudou Literatura e Filosofia em Coimbra e combateu em Ceuta, altura em que perdeu o olho direito. Crê-se que se terá envolvido em diversas rixas em Lisboa, quando regressou da Índia com os Lusíadas.
Só após a sua morte é que Camões foi reconhecido como grande poeta épico.