O município vai oferecer sementes no valor de 10 euros, aves no valor de 15 euros e um suíno no valor de 60 euros às famílias que se inscreverem no projeto e que façam provas de que possuem as condições necessárias.
O projeto chama-se “Semear para Colher” e pretende promover a ocupação de terrenos não cultivados e incentivar a agricultura tradicional e biológica. Para aceder a estes apoios, os munícipes tem de cumprir alguns requisitos, por exemplo, para receber um suíno, os interessados deverão cultivar uma parcela de terreno com milho, com uma área igual ou superior a 1000 metros².
Na semana passada, o vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins, reuniu com os presidentes de Junta do concelho e apresentou o projeto salientando que “a ajuda dos presidentes de Junta é essencial, quer na sensibilização das famílias, quer na confirmação das condições requeridas aos munícipes”.
“Além disso, todos os fornecedores dos produtos entregues às famílias serão do concelho de Caminha, para que o incentivo à economia local seja completo”, acrescenta o vice-presidente Flamiano Martins num comunicado da autarquia.
Apoio à natalidade com 750 euros por criança
Esta semana, a autarquia anunciou também que as famílias com crianças nascidas ou adotadas em Caminha vão receber um incentivo à natalidade de 750 euros por ano, no caso das freguesias do interior do concelho. As famílias do litoral serão apoiadas com 500 euros.
As inscrições para a atribuição deste apoio arrancam na próxima segunda-feira, na Câmara, e os beneficiários serão as crianças nascidas ou adotadas no concelho desde 01 de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2013.