Um berçário de pinguins foi filmado pela primeira vez com a ajuda de câmaras ocultas. Os operadores da BBC introduziram 50 câmaras de filmar disfarçadas em três colónias e conseguiram captar imagens inéditas.
Um berçário de pinguins foi filmado pela primeira vez com a ajuda de câmaras ocultas. Os operadores da BBC introduziram 50 câmaras de filmar disfarçadas em três colónias e conseguiram captar imagens inéditas.
As filmagens captadas no ambiente natural destas aves marinhas fazem parte do documentário “Penguins – Spy in the Huddle” (“Pinguins – Espião no Bando”, em tradução livre), que retrata ao máximo detalhe a vida de três comunidades diferentes. A BBC ilustra o dia-a-dia dos berçários de pinguins Imperadores da Antártica, pinguins Rockhopper das Ilhas Malvinas e pinguins Humboldt do deserto de Atacama, no Peru.
Ao longo de um ano, os operadores esconderam 50 câmaras em réplicas de pinguins adultos, crias, rochas, bolas de neve e ovos para revelarem, numa detalhada produção documental, as qualidades que distinguem estes animais como os progenitores do mundo selvagem mais dedicados às suas crias.
Os modelos falsos de pinguim são controlados à distância pelos operadores de câmara e têm a capacidade de andar, nadar, levantar-se quando caem e de porem os seus próprios “ovos-câmara” no terreno das aves marinhas.
A John Downer Produtions, companhia encarregue da produção de imagem, refere no seu site oficial que as filmagens mostram “os desafios difíceis que estes pinguins enfrentam desde o momento que emergem do mar para criar os seus filhos e, finalmente, voltar para a água”.
A produtora acrescenta que “a chave para o sucesso” das câmaras espiãs deve-se à mecânica das réplicas de pinguins, “silenciosamente infiltradas nas colónias para registar o comportamento emocional, e por vezes divertido, dos pinguins”.
O documentário “Pinguins – Espiões no Bando” está agora a ser transmitido no canal britânico BBC One numa coletânea de três episódios. “A Viagem” e “Os primeiros passos” são os nomes das duas primeiras peças, estando ainda por revelar a temática do terceiro e último episódio.
Clique AQUI para aceder ao site da produtora e ver mais imagens e vídeos do documentário.