Anda à procura do sono perfeito? Esta cama pode ajudar. Com sensores inteligentes (que se associam a outras aplicações) a cama 'it' adapta-se ao corpo, alem de sugerir o tempo ideal de sono, entre outras dicas.
Anda à procura do sono perfeito? Esta cama pode ajudar. Com sensores inteligentes (que se associam a outras aplicações) a cama 'it' adapta-se ao corpo, além de sugerir o tempo ideal de sono, entre outras dicas.
A cama inteligente, apresentada no início do ano na feira International Consumer Electronics Show (EUA), foi desenvolvida pela empresa norte-americana Sleep Number e funciona com a tecnologia SleepIQ que está integrada no colchão.
A empresa é famosa pela sua aposta em camas que ajudam a dormir melhor e tem vindo a fazer estudos que comprovam que a qualidade do sono está relacionada com vários fatores (idade, sexo, estilo de vida, alimentação, qualidade do colchão, ruído, entre outros) – veja AQUI um infográfico com esta informação.
O software da nova cama aposta nestes conhecimentos para monitorizar o sono – por exemplo indicando as horas reais de sono que foram dormidas – oferendo sugestões para melhorar a noite e o dia do utilizador. A 'it' liga-se a outras aplicações – por exemplo agenda eletrónica, email ou aplicações que monitorizam exercício físico – pelo que emite alertas com base nessa informação.
Por exemplo, depois de um dia cansativo, em que a pessoa acordou demasiado cedo e teve muitas reuniões de trabalho, a 'it' pode sugerir que o utilizador se deite mais cedo para ter um sono mais reparador.
Através de sensores biométricos, a aplicação da cama vai registando outros dados do proprietário (batimento cardíaco, respiração, movimento) até conseguir um perfil completo do utilizador, adaptando as sugestões ao estilo de vida de cada um.
Esta cama dupla, que estará à venda no Verão por cerca de 900 euros, permite também ajustar níveis diferentes de dureza e de inclinação para cada metade do colchão, caso o casal que dorme na cama tenha necessidades distintas.
Sugerida por Rosa Martins