Com o auxílio de uma aplicação para smartphone, a nova coleira consegue identificar se o cão está com a temperatura acima do ideal, aproximadamente 26ºC. Caso tal aconteça, o dono é avisado, através de uma mensagem de alerta no telemóvel, de que o animal se encontra em perigo.
Em comunicado, a Toronto Humane Society revelou que a nova invenção tem como principal objetivo diminuir o número de mortes dos cães por sobreaquecimento e sufocamento, nomeadamente quando deixados nos carros nas horas de maior calor.
Dado que, muitas vezes, é inevitável deixar os cães nos veículos, esta nova funcionalidade alertará para eventuais situações de perigo.
O dispositivo, denominado “The Dog Caller”, e composto por uma coleira especial e pela aplicação de smartphone, funciona de forma simples. O acessório contém um chip capaz de ‘ler’ a temperatura do cão e de a transferir para a aplicação através de uma ligação à Internet.
A Toronto Humane Society adianta, ainda, que o protótipo da coleira foi concluído com sucesso e é plenamente funcional. Neste momento aquela sociedade e a agência Rethink encontram-se a trabalhar com designers e empresários da área das manufaturas com o objetivo de iniciar a comercialização do produto no próximo ano.