Dezenas de comerciantes das Caldas da Rainha juntaram-se, no passado sábado, para limpar os grafitis das paredes das lojas e espaços públicos da cidade para a tornar mais atrativa.
Dezenas de comerciantes das Caldas da Rainha juntaram-se, no passado sábado, para limpar os grafitis das paredes das lojas e espaços públicos da cidade. A ação resultou de uma iniciativa da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO), que pretende tornar a cidade mais atrativa para os visitantes.
“Consideramos que as paredes todas sujas e 'grafitadas' não dão a melhor imagem a uma cidade que quer atrair visitantes e turistas”, disse João Frade, presidente da ACCCRO, à agência Lusa. “Lançámos esta iniciativa para sensibilizar comerciantes, população e até as pessoas que fazem estas pinturas na parede”, explicou o responsável.
A limpeza dos grafitis teve início numa das principais entradas da cidade, onde foi limpa a estátua da Rainha D. Leonor com a ajuda do presidente da câmara, Fernando Costa (PSD), que decidiu juntar-se à iniciativa e aproveitou para reforçar que esta não visa roubar a liberdade de expressão, deixando uma promessa.
“A câmara vai disponibilizar um espaço para este tipo de arte, onde os interessados poderão fazer as suas pinturas sem andarem a deixar assinaturas por toda a cidade”, assegurou o autarca.
Esta garantia deixou satisfeitos os autores das pinturas, entre os quais João Pereira, de 35 anos, que pintou uma das obras autorizadas nas paredes da cidade e aplaudiu a iniciativa. “Há gente com vontade de pintar, há paredes para serem pintadas e comerciantes e políticos dispostos a resolver o problema das pessoas que pintam na rua”, frisou.
Para a limpeza dos grafitis, a ACCCRO investiu cerca de dois mil euros na compra de produtos e equipamentos que, segundo João Frade, “os comerciantes podem solicitar logo que vejam as paredes pintadas” para tentar manter o problema controlado.
Embora a chuva tenha atrapalhado um pouco o trabalho dos comerciantes, a associação já manifestou a intenção de repetir a iniciativa a breve prazo.