Negócios e Empreendorismo

Calçado português seduz mercados extracomunitários

O calçado português continua a seduzir os mercados internacionais. Embora a Europa seja o mercado de referência, os países extracomunitários têm sido o grande motor de crescimento do sector durante o ano de 2012, revelam dados da APICCAPS.
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O calçado português continua a seduzir os mercados internacionais. Embora a Europa seja o mercado de referência, os países extracomunitários têm sido o grande motor de crescimento do sector durante o ano de 2012, revelam dados da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado.
 
De acordo com a associação, na primeira metade do ano, Portugal exportou 32 milhões de pares de calçado, o correspondente a um valor total de 747 milhões de euros e a um crescimento de 3,1% face ao período homólogo de 2011.
 
Os dados do primeiro semestre do ano, citados pela AICEP, mostram que as exportações de calçado aumentaram 1,2% dentro da Europa, mas que os mercados mais importantes para o sector são aqueles que ficam para lá das fronteiras comunitárias: as exportações para o resto do mundo cresceram mais de 50%, em consequência da aposta em novos mercados com grande potencial de crescimento.
 
Entre os mercados europeus, destaque para o crescimento assinalável das exportações para a Alemanha (mais 8,5% do que o ano passado, para 148 milhões de euros), que se contrapõe aos ligeiros recuos em França, Holanda, Espanha e Reino Unido, países nos quais o desempenho de 2012 está, para já, aquém do registado em 2011.
 
No que respeita às vendas para países extracomunitários, destaca-se o importante crescimento observado nos EUA (mais 60% para 9 milhões de euros), na Rússia (mais 31% para 8,7 milhões de euros), em Angola (mais 43% para 63 milhões de euros), no Japão (mais 30% para 6,2 milhões de euros) e, finalmente, no Canadá (mais 5,1% para 5,3 milhões de euros).
 
Nos primeiros seis meses do ano, o desempenho do calçado português colocou-o também na posição do sector que mais positivamente influencia a balança comercial nacional, com um contributo de 528 milhões de euros.
 

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