As botas, socas e sandálias, criadas pelas designers Carmo Alvim e Rita Melo, têm uma base em madeira e são feitas à mão porque, segundo declarações de Carmo Alvim à Lusa, “assim o número de modelos e artigos é limitado e não massificado”.
O retomar da tradição
A Xuz foi lançada há três anos pelas duas designers com o objetivo de, segundo o site oficial, “retomar às origens” e refazer os socos que se usavam há uns anos atrás, tornando-os atuais.
“Fomos à procura, em Portugal, de quem dedica a sua vida a trabalha a madeira, cortá-la, afagá-la, sempre a aperfeiçoar a técnica manual de fazer o ‘pau’ do soco, numa tradição que passou de pais para filhos e de avós para netos.
Encontrámos o ‘pauseiro’ em São João da Madeira”, explicam as designers no site da empresa. Em Barcelos, Carmo e Rita encontraram “o tamanqueiro, que trabalha e molda a pele, e a adapta” às solas.
Os prémios do calçado
Os prémios GAPI resultam de uma iniciativa do Centro Tecnológico de Calçado de Portugal e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Também a marca portuguesa Profession Bottier, responsável pelo calçado de Nicolas Sarkozy e Michael Bubblé, foi galardoada com o prémio de prestígio.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]