Uma cadela na Alemanha deu à luz um verdadeiro milagre de natal: 17 filhotes da raça Rhodesian Ridgeback que foram apresentados à imprensa esta semana depois de confirmado que todos sobreviveram ao parto natural desta cadela que deu assim à luz a sua segunda ninhada.
Ramona Wegemann, dona da cadela chamada Etana, mostrou-se muito feliz mas também “exausta” já que teve de alimentar os pequenos cãezinhos durante quatro semanas uma vez que a mãe deles não conseguia dar conta de todos os 17 e esta era a única maneira de todos sobreviverem.
“Quando acabávamos no último, o primeiro já estava de novo esfomeado”, explica Ramona citada pela Associated Press, e que se dedicou com todo o carinho a estes cachorros cuja raça é natural do Zimbabwe, em África.
Durante essas quatro semanas houve alturas em que dormiu apenas em intervalos já que tinha de dar o biberão a todos pelo menos cinco vezes durante o dia, mas no fim o esforço valeu pena. “Todos os nossos cães sobreviveram. É incrível e maravilhoso”, confessa Wegemann de 32 anos.
As fêmeas são 8 e chamam-se Bahati, Binta, Bahya, Bashima, Batouuli, Binki, Bora, Bisa e os machos são Baakir, Banjoku, Belay, Bruk, Bundu, Bayo, Bukekayo, Biton and Bulus. Nomes africanos em homenagem à proveniência desta raça.