Dos EUA chega-nos mais uma história com um final feliz e que comprova a importância de colocar 'microchips' nos animais. Gidget, uma cadela que desapareceu em Filadélfia, na Pensilvânia, foi encontrada a 4.000 quilómetros de casa.
Dos EUA chega-nos mais uma história com um final feliz e que comprova a importância de colocar 'microchips' nos animais. Gidget, uma cadela que desapareceu em Filadélfia, na Pensilvânia, foi encontrada a 4.000 quilómetros de casa, de boa saúde, e vai ser devolvida aos donos depois de quatro meses de separação.
A cadela, da raça Jack Russell Terrier e com sete anos de idade, foi descoberta por uma mulher em Portland, no estado norte-americano do Oregon, a milhares de quilómetros de distância do local onde desapareceu e foi, depois, entregue a um abrigo, onde a análise ao 'microchip' permitiu descobrir a sua origem.
Ninguém sabe onde o animal terá vivido entre Abril e Setembro, mas, apesar de estar magra, Gidget estava em boa forma quando chegou aos cuidados da equipa veterinária do Bonnie L. Hays Animal Shelter, que a acolheu.
Deborah Wood, gestora do Animal Services for Washington County, que deu a conhecer o ocorrido e comunicou à dona da cadela que o seu paradeiro tinha sido desvendado, admite que a forma como Gidget terá chegado tão longe é um mistério.
“Não fazemos ideia de como ela veio da Pensilvânia até ao Oregon, mas estamos radiantes por saber que ela irá para casa em segurança em breve”, afirmou Wood, citada pela AP, revelando que a PetLink, empresa que fabricou o 'microchip' que permitiu localizar os donos, se ofereceu para pagar o voo de regresso a casa de Gidget.
A história de Gidget despertou, aliás, grande interesse junto da comunidade, com várias pessoas a colocarem-se à disposição para ceder o dinheiro necessário para o voo – que a dona não pode pagar devido a dificuldades económicas – e com um homem, que permaneceu anónimo, a pagar todas as despesas inerentes aos tratamentos prestados à cadela.
Embora a sua identidade também não tenha sido revelada a pedido da própria, a família de Gidget fez questão de agradecer a todos o enorme apoio recebido, comunicou Wood.