Dois cães de raça grand danois estão à procura de dono desde Julho, na Inglaterra. O apelo seria igual ao de muitos outros, não fosse a sua peculiar história de companheirismo. Lily é cega desde os 18 meses e Maddison, o seu companheiro, segue-a para todo o lado como cão-guia.
Já todos vimos cães-guia ajudarem os seus donos invisuais a atravessar a estrada ou a apanhar um transporte público, mas um cão a servir de guia a outro amigo de quatro patas é algo raro. A história dos dois animais comoveu dezenas de pessoas na Inglaterra que já se voluntariaram para os acolher, algo que os profissionais do Centro Shrewsbury Dogs Trust, onde foram deixados, pensaram que seria mais difícil, por serem dois.
Os antigos donos de Lily e Maddison foram obrigados a deixar os animais por não conseguirem sustentar dois cães. Os responsáveis do centro lançaram um apelo à população e desde então não pararam de receber chamadas telefónicas de pessoas que querem ficar com os dois companheiros.
“Acho que o futuro surge muito promissor para eles. Há uma pessoa que vem vê-los e várias têm telefonado, algo pelo qual estamos gratos”, disse Gemma Pinchin, que ficou com eles entretanto, à BBC.
Os dois cães grand danois tornaram-se inseparáveis desde a altura em que Lily foi submetida a uma intervenção de que lhe removeu os olhos, tinha ela 18 meses. A cadela tem agora seis anos e é seguida para todo o lado por Maddison, de sete. O cão tornou-se com o tempo um género de cão-guia para ela, notícia a BBC.
Os profissionais do centro onde foram acolhidos acreditam que não faltará muito até que os cães encontrem um novo lar. “Com a ajuda do Maddison, a Lily vai ter uma vida longa e ativa. Ela corre com o Maddison e volta quando ele a chama. Às vezes vai de encontro às coisas quando está num ambiente desconhecido, mas se estiver na sua própria casa rapidamente aprende onde estão as coisas”, explicou Miss Ridgway, do centro.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]