A Chairless Chair, a "cadeira sem cadeira", é um dispositivo preso às pernas que faz com que qualquer pessoa se possa sentar em qualquer sítio. Os testes vão começar em operários fabris.
A Chairless Chair, a “cadeira sem cadeira”, consiste num dispositivo que se prende às pernas e que permite que qualquer pessoa se possa sentar em qualquer sítio. Os testes vão começar em operários fabris para melhorar a postura dos funcionários.
A Noonee, uma startup com sede em Zurique, na Suíça, inventou uma solução low-cost através um sistema mecatrónico que permite total mobilidade: pode-se andar ou correr com o aparelho, e descansar em qualquer local. O aparelho só é ativado quando necessário, através de um botão.
A cadeira é presa às ancas e às coxas e usa o peso do corpo para aliviar a tensão nas pernas. Pode ser usada em qualquer cirscuntância. Basta, então, sentar-se na posição em que se sentir mais confortável.
O público-alvo inicial são os trabalhadores de fábricas, nomeadamente nas áreas da manufatura, linhas de montagem e restauração, onde a posição em que trabalham os funcionários por vezes é prejudicial à saúde. No site, a empresa salienta que os ambientes das fábricas implicam, muitas vezes, falta de espaço para instalar cadeiras ergonómicas.
Os riscos associados ao trabalho em fábrica estão relacionados com tempo de recuperação inadequado devido à falta de pausas e a repetição excessiva de movimentos, posturas e posições, sem qualquer tipo de suporte, que aumentam o risco de irritação ao nível dos tendões, músculos e nervos.
As posições estáticas restringem o fluxo de sangue e danifica os músculos. Tambem os movimentos incorretos durante, por exemplo, situções de flexão ou torção repentinas aumentam a quantidade de força exercida sobre o corpo.
Segundo a Noonee, o descanso relacionado com a postura aumenta a produtividade dos trabalhadores e diminui a fadiga muscular.
Por enquanto, os testes serão feitos nas fábricas da BMW e da Audi. As empresas que quiserem testar a Charless Chair podem contactar diretamente a Noonee.
Notícia sugerida por António Resende