A paz das férias traz mais felicidade do que os momentos amorosos. Quem o garante é um estudo do site turístico HomeAway que contou com respostas de mais de 4.300 inquiridos de vários países, entre eles 600 portugueses.
Nova sondagem revela que os portugueses estão a rejeitar a tendência do “sempre ligados” e a optar por fazer um 'detox' digital durante as férias: até as conversas sobre trabalho são proibidas.
Depois de ter sido uma tendência nos últimos anos, a moda do “always on” ou “sempre ligado” está a perder seguidores. Os portugueses estão a optar por estadias de férias que permitem estar 'offline' do mundo digital.
Segundo a sondagem, 25% dos inquiridos desligam os telemóveis e não consultam o email durante as férias, 23% admitem fazer horas extraordinárias antes de partir de férias para poderem relaxar quando estiverem ausentes, 17% estabelecem uma proibição de falar sobre trabalho durante as férias e 15% recusa-se a ver ou ler notícias para poder desligar completamente.
O estudo, encomendado pelo site de alojamento turístico HomeAway, revela que os turistas portugueses estão também, cada vez mais, a evitar situações que podem estragar a sua paz durante as férias.
Sítios sobrelotados como hotéis, ter que estar em locais com demasiados turistas e não ter privacidade, são alguns dos maiores inconvenientes apontados pelos portugueses em férias.
Estas situações podem explicar o motivo pelo qual 23% dos turistas portugueses optam por ficar numa casa alugada durante as férias de verão.
Férias dão mais felicidade do que momentos românticos
O mesmo estudo sugere que a paz das férias traz mais felicidade do que os momentos amorosos. Para os portugueses, o principal motivo das férias trazerem mais felicidade do que qualquer outro acontecimento, é a oportunidade de poderem passar mais tempo com a família, amigos e outros entes queridos (52%), estarem a uma curta distância da praia (39%) e de colocarem o sono em dia (31%).
Contudo, a felicidade pós-férias dura em média sete dias. Para perdurar o sentimento de felicidade pós-férias, os portugueses admitem que gostam de voltar a reunir com os companheiros de viagem (22%), pensam em reservar outra viagem assim que regressam (18%) e gostam de exibir a pele bronzeada (+17%).
Outras conclusões do estudo, cujos resultados foram encaminhados para o Boas Notícias, indicam que os turistas lusos tentam manter ao máximo a sensação de felicidade ao partilharem fotos das suas férias nas redes sociais (17%), a ouvirem a playlist das férias (15%) ou a recriarem a experiência de férias em casa, trazendo consigo especialidades típicas ou bebidas locais (14%).
O estudo foi desenvolvido pela OnePoll em fevereiro de 2016, com uma amostra total de 4375 pais, com filhos entre os 0 e 16 anos na Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Portugal e Reino Unido; 625 inquiridos são Portugal.
Comentários
comentários