Um produto tão banal como o chocolate é um luxo raro para quem vive nas plantações de cacau da Costa do Marfim. Aqui, os trabalhadores conhecem o sabor amargo do fruto do cacau mas raramente provam o doce do chocolate.
Na reportagem do grupo Metropolis, vemos o agricultor N'Da Alphonse de volta de alguns grãos de cacau afirmando: “Para ser honesto não sei o que fazem com estes grãos. Ouvi dizer que fazem uma comida saborosa com eles mas não sei se é verdade”.
Nesse momento, o repórter do grupo Metropolis tira um chocolate do bolso. “Tenho uma surpresa para si. Isto é chocolate e é feito com grãos de cacau”, afirma, oferecendo a tablete ao agricultor.
N'Da Alphonse saboreia o quadrado de chocolate com um sorriso na cara: “nunca pensei que o cacau pudesse ser tão doce. É delicioso! Nunca tinha provado isto”.
O vídeo, que já conta com quase um milhão de visualizações, prossegue com o repórter oferecendo tabletes a diversos agricultores que provam, com surpresa, a rara iguaria produzida com os grãos que eles próprios plantam e colhem. No final do vídeo, um dos trabalhadores guarda com cuidado a prata do chocolate no bolso: “Vou levar para os meus filhos”, declara.
Nenhum dos agricultores contactados pelo Metropolis sabia o que era o chocolate. Contudo, a Costa do Marfim é o maior exportador do mundo de cacau, produzindo 1.6 milhões de toneladas por ano.