No âmbito da I Cimeira Luso-Cabo-Verdiana de Cooperação os Governos de Portugal e Cabo Verde assinaram cinco protocolos de cooperação entre os dois países. O primeiro ministro de Cabo Verde iniciou uma visita oficial de cinco dias a Portugal onde fic
[Imagem:EPA]No âmbito da I Cimeira Luso-Cabo-Verdiana de Cooperação os Governos de Portugal e Cabo Verde assinaram cinco protocolos de cooperação entre os dois países. O primeiro ministro de Cabo Verde iniciou uma visita oficial de cinco dias a Portugal onde ficará até dia 13 de junho, próximo domingo.
“A cooperação entre Cabo Verde e Portugal é de excelência e agora, vamos atingir um patamar de elevadíssima cooperação”, disse citado pelo portal Notícias Lusófonas, José Maria Neves no final de uma audiência com Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, em Lisboa.
Um dos protocolos de cooperação assinados foi entre o Instituto Camões e a Universidade de Cabo Verde. O acordo prevê a colocação de um leitor de Língua e Cultura Portuguesas para o exercício de funções no Departamento de Ciências Sociais e Humanas daquela instituição cabo-verdiana.
Também foi assinada a adenda ao protocolo de cooperação entre o Instituto Camões e a Universidade de Cabo Verde, para manutenção, nesta universidade, do Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões.
Os Ministérios das Finanças dos dois países também firmaram um protocolo de cooperação em matéria de assistência mútua.
Foram assinados ainda um protocolo de cooperação técnica entre a comissão de normalização contabilística de Portugal e a comissão nacional de normalização contabilística de Cabo Verde, e um protocolo de cooperação entre a Biblioteca Nacional de Portugal e o Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro de Cabo Verde.
Com uma agenda preenchida, o chefe do executivo da Cidade da Praia irá durante a visita reunir-se com o primeiro-ministro José Sócrates, terá encontros com os representantes da comunidade cabo-verdiana em Portugal e irá participar nas comemorações do Dia de Portugal, em Faro, e receberá as “Chaves da Cidade” de Torres Novas.