A Google está a apoiar um projeto que vai tornar a internet 10 milhões de vezes mais rápida. O projeto FASTER consiste num cabo submarino que vai ligar os EUA ao Japão.
A Google está a apoiar um projeto que vai tornar a internet 10 milhões de vezes mais rápida. O projeto FASTER consiste num cabo submarino, no oceano Pacífico, que vai ligar os EUA ao Japão.
O projeto foi anunciado no Google+ por Urs Hölzle, vice-presidente de infraestruturas técnicas da empresa, e deverá estar em funcionamento em 2016.
O FASTER aposta em cabos de fibra ótica de alta tecnologia com capacidade para transmitir 60 terabytes de dados por segundo, ou seja, diz Urs Hölzle, uma velocidade “10 milhões de vezes mais rápida do que os atuais modems”.
O novo cabo vai ligar os EUA a duas cidades japonesas, Chikura e Shima, mas vai também beneficiar as ligações de países asiáticos vizinhos.
Este será apenas um dos muitos cabos que atravessam os oceanos ligando várias regiões do mundo, numa complexa estrutura que assegura o funcionamento da internet.
O FASTER já é considerado o avanço mais importante, dos últimos anos, ao nível das telecomunicações.
Além da Google, este projeto de 300 milhões de dólares será apoiado por várias empresas asiáticas, como China Mobile International e a China Telecom Global.