As cabines telefónicas caíram em desuso com o aumento do uso dos telemóveis, mas agora com a chegada do carro elétrico podem ter uma nova funcionalidade como pontos de recarga da nova rede de mobilidade verde em Espanha.
As cabines telefónicas caíram em desuso com o aumento do uso dos telemóveis, mas agora com a chegada do carro elétrico podem ter uma nova funcionalidade como pontos de recarga da nova rede de mobilidade verde em Espanha.As empresas espanholas Endesa e Telefónica inauguraram esta semana em Madrid a primeira cabine do género readaptada. Até ao final do ano serão instaladas 30 destas cabines num total de 1700 que reúnem as características necessárias para o carregamento de veículos elétricos.
O preço da reconversão das cabines oscila de três a seis mil euros dependendo da localização e das cabinas. Mesmo assim a Telefónica pretender alargar a iniciativa a outras cidades espanholas.
As cabinas passam a dispor de uma zona de estacionamento específica para os veículos eléctricos poderem parar e recarregar de forma gratuita. Para isso basta ter um cartão pré-pago “Zero Emissões” distribuído pelas autoridades madrilenas.
Como se trata de um projeto piloto este método será gratuito apenas até ao final de 2010, altura em que começa a exploração comercial, conforme refere o jornal 20 Minutos.
O Programa de Mobilidade Eléctrica em Portugal, de acordo com a Lusa, prevê a instalação de 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1300 daqui a dois anos.
Na fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 21 municípios: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.