O grupo atua a 17 e 18 de Fevereiro em Madrid e Barcelona, respetivamente, e o El Mundo dá-lhes destaque este mês a pretexto do novo álbum, “Komba”, com um curto texto e um vídeo no qual os músicos interpretam, num quarto de hotel, o tema “(We Stay) Up All Night”.
O diário espanhol sublinha que os Buraka Som Sistema são “uma referência da [música de] dança mais exótica”, mas também “o representante mais popular do kuduro ao nível internacional”.
Embora o kuduro seja apenas uma das influências dos Buraka Som Sistema, é nele que o jornal se foca, explicando que é “um subgénero electrónico” angolano feito “com poucos meios, sons estridentes e que convidam a uma dança frenética”.
“Komba”, o sucessor do disco “Black Diamond”, demorou quase um ano a ser preparado e foi pensado a partir do zero, numa espécie de retiro numa casa em Monchique, em Setembro do ano passado.
O disco já foi apresentado nos coliseus de Lisboa e do Porto e o grupo tem preparada uma agenda de concertos para 2012.
Em Janeiro estará nos Estados Unidos e Canadá, mas também em Guimarães, no dia 28, no âmbito da Capital da Europeia da Cultura 2012.
Em Fevereiro, os Buraka Som Sistema apresentam-se em Espanha e na Holanda e, em Março, em França.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]