Este é o perfil da Build Up Labs – estúdio criativo que ajuda a criar start-ups. Inventar e reinventar novos produtos mediante uma componente de social by design (produtos pensados como sociais e de comunidade) e de machine learning (inteligência artificial) é o foco do Build Up Labs. A equipa de product managers, designers, developers e growth hackers acredita que só assim a vida se tornará mais simples e agradável. Ao adquirirmos serviços de plataformas web, mobile ou apps, entramos em contacto com grandes experiências que nos proporcionam valor acrescentado, simplificando e resolvendo problemas reais, de alcance global.
Com o objetivo de criar três a quatro novos produtos por ano, o Build Up Labs já tem um portefólio considerável, que se rege pela métrica “pensar em grande, começar de forma moderada e crescer rapidamente, ou então aniquilar o projeto”. Uspeak, I BET THAT, Have a Blast e Web2TV são algumas das criações que definharam. Mas a aplicação Tap My Back, que motiva profissionais a partir do reconhecimento de colegas, e a plataforma de moda e lifestyle, NVY.LIFE, comprada pela L’oreal, são exemplos de sucesso.
Aqui, Rui Gouveia (terceiro na fotografia), na qualidade de fundador do Build Up Labs e também cofundador e Head of Innovation da comOn, responde às já habituais perguntas da i9 magazine.
Inovar é…
Acreditar que mesmo o que funciona bem, pode funcionar melhor. E repetir.
Virtudes de um empreendedor
Resiliência.
Coloque por ordem crescente de importância: inovação, tecnologia e ciência.
Ciência, tecnologia, inovação.
A chave para o sucesso é…
Think Big, Start Small, Grow Fast or Kill it!
O êxito da vossa equipa deve-se a?
Learn by Failing & Succeed by Measuring.
O empreendedorismo em Portugal – está bem e recomenda-se ou pode/deve melhorar?
Estamos a viver um momento único no empreendedorismo em Portugal, que certamente dará frutos dentro de alguns anos, e com efeitos duradouros.
Quais os maiores obstáculos para que uma nova ideia e/ou start-up vingue no mercado nacional e/ou internacional?
As boas ideias são fáceis de gerar. Todos temos boas ideias.
O segredo está na execução, e também aí as ferramentas e conhecimento disponível tornam o desafio cada vez mais fácil. A maior dificuldade está em conseguir notoriedade para o produto ou serviço, no meio de tanta concorrência e ruído.
Daí considerarmos que o Growth Hacking é fator crítico de sucesso para que uma start-up vingue em qualquer mercado.
Lema de vida
“Live as if you were to die tomorrow. Learn as if you were to live forever.” ― Mahatma Gandhi.
App favorita
Tap My Back.
Hobbies
Criar robôs.
O conteúdo Build Up Labs: O estúdio que cria start-ups aparece primeiro em i9 magazine.