Connecting Classrooms ["Ligar Escolas", em português], um projeto piloto do British Council, reúne alunos de todo o mundo com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, promovendo o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de projetos curricu
Connecting Classrooms [“Ligar Escolas”, em português], um projeto piloto do British Council, reúne alunos de todo o mundo com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, promovendo o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de projetos curriculares conjuntos. Portugal deverá aderir em 2011, noticia a revista Visão desta semana.O programa teve início em 2006, em África. Entretanto já se estendeu a 60 países e em 2011 terá mais 20 países europeus envolvidos, com 10 escolas participantes de cada um. O objetivo principal é pôr estes alunos em contacto, trocando experiências através da Internet e de visitas interescolares.
As escolas aderentes recebem apoio para desenvolverem projetos curriculares em conjunto com escolas do Reino Unido e também um pequeno apoio financeiro, no valor de 1000 euros, por parte do British Council.
Um dos principais aspectos do projeto é a promoção da auto-avaliação escolar com foco na observação em sala de aula por diretores e coordenadores pedagógicos. Visitas às escolas parceiras, seminários, videoconferências e oficinas são algumas das formas de promover a troca de experiências e de instrumentos de avaliação.
Uma parceria que possibilita um intercâmbio de práticas pedagógicas entre os professores de vários continentes e permite que alunos das mais diversas faixas etárias se tornem cidadãos com consciência global, por meio do contato com culturas diversas e diferentes formas de ver o mundo em que vivemos.