O Festival Músicas do Mundo (FMM) realizado anualmente em Sines foi eleito como um dos melhores festivais internacionais pela revista britânica Songlines.
O Festival Músicas do Mundo (FMM) realizado anualmente em Sines foi eleito como um dos melhores festivais internacionais na categoria de “World Music” pela revista britânica Songlines. Esta é a terceira vez que o evento surge entre os 25 melhores organizados em todo o mundo.
O “top” de festivais integra celebrações da diversidade musical que vão desde o festival de Essaouira, em Marrocos, ao WOMADelaide, na Austrália ou o Rainforest World Music Festival que tem lugar na Malásia, de acordo com o site oficial do FMM.
Este é o único festival português e ibérico escolhido pela equipa editorial da publicação do Reino Unido e está entre os 12 festivais europeus distinguidos fora do Reino Unido que é, por norma, alvo de uma seleção à parte.
Todos os eventos contemplados na lista vão ser objeto de um perfil que se destina a publicação na edição de Junho da Songlines.
Uma fusão de géneros
O Festival Músicas do Mundo foi criado em 1999 tendo como palco principal o castelo medieval situado no coração da cidade alentejana de Sines. Conquistando cada vez mais fãs, o FMM afirmou-se, na última década, como o mais importante destino português para os amantes da “World Music”.
Com 13 edições já realizadas e somando, até ao momento, mais de 260 concertos, o evento traz a Portugal a liberdade de cruzamentos entre géneros musicais, do jazz ao blues, passando pelo rock, o reggae ou a música clássica.
A edição de 2012 está marcada para os dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de Julho e contará com artistas como Bombino (Níger), Mari Boine (Noruega) e Oumou Sangaré & Béla Fleck (Mali/EUA), entre outros nomes confirmados.
Clique AQUI para aceder à lista completa dos melhores festivais.
[Notícia sugerida por Marisa Furtado]