O objetivo é ultrapassar o anterior recorde de velocidade em terra. Enquanto a experiência não se desenrola, está em exposição em Farnborough International Air Show, na Grã-Bretanha.
Os preparativos para a montagem do Bloodhound começaram em segredo durante o ano passado. Os engenheiros tiveram alguns problemas, especialmente para manter o protótipo no solo. Devido à aerodinâmica, havia o perigo que a parte traseira do carro se levantasse de forma perigosa a alcançar determinada velocidade.
Há uns meses, de acordo com o portal Ciência Hoje, a equipa encontrou a fórmula para conseguir uma configuração estável e agora anunciaram que o fabricante aeroespacial Industrias Hampson vai iniciar a construção da parte traseira do veículo durante o primeiro trimestre de 2011.
Se não surgirem novos condicionamentos, o Bloodhound será enviado para um lago seco conhecido como Hakskeen Pan, na África do Sul, para testar os seus limites. Os técnicos acreditam que a extraordinária forma aerodinâmica, o imenso poder do foguete híbrido e o motor da Eurofighter Typhonn-jet tornarão possível que o aparelho supere os 1.610 quilómetros por hora.
A atual marca de velocidade supersónica é de 1228 quilómetros hora, fixada em 1997 pelo Thurts SuperSonic Car.