Anthony Smith, reformado de 85 anos, natural do Reino Unido deixa o seu nome na história depois de ter atravessado com sucesso o oceano Atlântico, das Ilhas Canárias até às Caraíbas, a bordo de uma jangada feita de tubos de plástico.
O antigo apresentador da BBC foi acompanhado de uma tripulação com outros três elementos com idades entre os 56 e os 61, que o próprio recrutou através de um anúncio num jornal britânico em que pedia apenas “cavalheiros intrépidos e maduros” para o acompanharem na viagem.
A aventura destes marinheiros durou 66 dias mas não foi em vão, já que o objetivo era angariar fundos para a instituição internacional de solidariedade WaterAid que providencia água potável para comunidades desfavorecidas.
De acordo com a BBC, o barco dos tripulantes de meia-idade, foi batizado de An-Tiki, tinha 12 metros de comprimento e foi feito com tubos de plástico. Era impulsionado por uma vela de 37 metros quadrados e conduzido com remos e lemes duplos, sendo capaz de viajar a uma velocidade média de quatro nós.