Uma "bicicleta que respira" foi criada pelo designer britânico Matt Hope para fazer frente aos altos níveis de poluição atmosférica.
O designer britânico Matt Hope criou uma bicicleta capaz de criar ar limpo para o condutor enquanto pedala. O sistema caseiro de filtragem de ar promete ser uma alternativa saudável para habitantes de países com altos níveis de poluição no ar.
por Márcia Moço
Conhecida como “Breathing Bike” (a bicicleta que respira, em português), o projeto de Matt Hope foi desenhado em 2012, para uma apresentação na exposição de design internacional “Get it Louder”, realizada em Beijing, na China. “A bicicleta pode ser considerada como um protótipo, uma solução ainda em desenvolvimento para um grande problema de poluição”, explica o designer ao Boas Notícias.
O sistema da bicicleta de Matt Hope depende do movimento dos pedais para gerar a eletricidade que abastece um gerador elétrico integrado no veículo. O aparelho extrai o ar para um depósito na parte de trás da bicicleta, armazenando as partículas de pó e garantindo o ar limpo ao condutor.
Em termos particulares, o projeto de Matt Hope surge como um mecanismo benéfico para a população como a chinesa que atualmente sofre com grandes níveis de poluição no seu país. Em locais com Beijing, as pessoas têm dificuldade em respirar devido à poluição existente no ar, sendo que se torna difícil circular de bicicleta.
Matt Hope acredita que este projeto poderá fazer “as pessoas pensarem no problema da poluição e envolverem-se na resolução do problema”. “Ar e água são recursos compartilhados e todos nós respiramos o mesmo ar”, salienta.
O protótipo construído pelo designer inglês utiliza um simples caixote de lixo com perfurações como depósito de filtragem, um capacete de moto, uma máscara de respiração para pilotos de avião, um gerador de energia a pedal e um sistema caseiro de filtragem de ar.
Bicicleta que respira premiada na China
A “bicicleta que respira” ainda se encontra em fase de melhoramentos, tendo Matt Hope explicado que o projeto ainda “não se destina a ser comercializado. Funciona em teoria mas não é totalmente prático”.
O sistema de filtragem de ar é também capaz de produzir energia, atingindo os 5.000 volts, o que poderia, eventualmente, eletrocutar o seu condutor num dia de chuva. Apesar destes problemas, a bicicleta foi considerada uma das ideias mais criativas e inovadoras da exposição de design em Beijing.
Matt Hope acredita que a ideia poderá ser aplicada futuramente ao quotidiano dos habitantes de países com níveis altos de poluição, após o melhoramento do protótipo. “Talvez mais tarde alguém a possa aplicar corretamente”, explica o designer.
“Get it Louder” é uma exposição criada em 2005 que se dirige a jovens ligados às artes, design, música e cinema, incentivando-os a criar projetos inovadores nestas áreas. A edição deste ano pretendeu abordar o tema “sharism”, conceito que compreende a filosofia da partilha e do espírito comunitário, promovido em campanhas desenvolvidas nos meios de comunicação social e na Internet.
Clique AQUI para visitar o site oficial de Matt Hope e conhecer o protótipo da bicicleta.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]