O Museu Picasso de Málaga, em Espanha, acolhe até janeiro do próximo ano uma exposição de brinquedos concebidos por diversos artistas de vanguarda, como Pablo Picasso, Juan Miró e Henri Cartier-Bresson, representantes de movimentos como o construtivismo, o funcionalismo e o futurismo.
A exposição “Los juguetes de las vanguardias” (“Os brinquedos da vanguarda”) reúne mais de 200 obras e manuscritos de artistas que procuraram inspiração na arte moderna para criar brinquedos, evidenciando a relação entre arte e educação.
Os visitantes podem ver bonecos, teatros em miniaturas, fantoches, jogos, móveis e livros criados por artistas como Pablo Picasso, Paul Klee, Joan Miró, Henri Cartier-Bresson, Alexander Rodchenko, Bruno Munari, El Lissitzky e Joaquín Torres-García.
A mostra é separada em duas secções. Uma contém brinquedos do final do século XIX e início do século XX. A segunda mostra jogos criados apenas por artistas de movimentos de vanguarda, como Construtivismo, Funcionalismo e Futurismo.